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Educação Especial

A Educação Especial é uma área de formação voltada para profissionais que desejam trabalhar com o atendimento educacional de pessoas com necessidades educacionais especiais. Durante o curso, os estudantes aprendem sobre teorias e práticas da educação inclusiva, psicologia do desenvolvimento, adaptações curriculares, estratégias pedagógicas para alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem, entre outras disciplinas relacionadas. O objetivo é capacitar os alunos a atuarem de forma qualificada e inclusiva, proporcionando o desenvolvimento e a aprendizagem de todos os alunos, independentemente de suas características e necessidades específicas.

Os profissionais formados em Educação Especial têm diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. Eles podem trabalhar em escolas regulares, atuando como professores de sala de recursos, professores de educação especial, ou como mediadores e intérpretes para alunos com deficiências sensoriais. Além disso, também podem trabalhar em instituições especializadas em educação inclusiva, como centros de atendimento educacional especializado (CAEEs), clínicas de psicopedagogia e centros de apoio psicossocial.

Outra área de atuação é a de consultoria e assessoria em educação inclusiva, auxiliando escolas e instituições a implementarem práticas e políticas inclusivas e acessíveis.

O mercado de trabalho para os profissionais de Educação Especial tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionado pela valorização da inclusão e da diversidade nas instituições educacionais. A legislação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), reforça a importância da educação inclusiva e garante o acesso de todos os alunos à educação de qualidade, independentemente de suas condições físicas, intelectuais ou emocionais.

Os profissionais de Educação Especial são essenciais para a promoção da inclusão e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas adaptadas e individualizadas. Eles têm um papel importante na promoção do desenvolvimento integral dos alunos, buscando superar as barreiras e garantir a participação plena de todos na vida escolar.

A formação em Educação Especial oferece aos profissionais a oportunidade de trabalharem com um público diversificado, exercendo uma profissão que demanda sensibilidade, empatia e conhecimentos específicos para a efetivação da inclusão educacional. A carreira em Educação Especial é uma escolha para aqueles que têm interesse em contribuir para uma educação mais inclusiva e igualitária, buscando a promoção do desenvolvimento de todas as potencialidades dos alunos, independente de suas diferenças.

  • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
  • SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • ACE – SUSTENTABILIDADE
  • COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
  • CURRÍCULO E APRENDIZAGEM
  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
  • METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
  • EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
  • PSICOMOTRICIDADE ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS
  • NEUROFISIOLOGIA DA APRENDIZAGEM E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
  • ACE -INCLUSÃO
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
  • DIFICULDADES NO PROCESSO APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
  • TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO
  • NEUROPSICOPEDAGOGIA
  • PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
  • LIBRAS I
  • TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL :METODOLOGIA DO ENSINO
  • ACE -CULTURA
  • DIDÁTICA – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
  • AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO E ENTRETENIMENTO
  • PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
  • PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
  • PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • LIBRAS II
  • PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUALATENDIMENTO EDUACIONAL ESPECIALIZADO
  • ROTINAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS LEGAIS
  • ACE – VOLUNTARIADO
  • PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV
  • TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
  • LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL: AFETIVIDADE E SEXUALIDADE
  • PSICOFARMACOLOGIA
  • PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • ATENDIMENTO EDUACIONAL ESPECIALIZADO

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

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